Em depoimento exclusivo ao Portal Farma, Felipe Zogbi, Diretor de Operações, Engenharia e Expansão do Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo), falou sobre as estratégias de venda adotadas
Zogbi destacou a alta na demanda por medicamentos. “Tivemos picos de mais de 40% de crescimento nas vendas, além de um e-commerce, em média, três vezes maior e um aumento de 30% na carga da operação logística, com operação sem parar dos Centros de Distribuição do Grupo DPSP”, disse.
O Diretor de Operações, Engenharia e Expansão afirmou que, antes do início da crise da Covid-19 se instaurar no Brasil, o grupo fez rodadas de conversas com farmacêuticas em outros países que estavam algumas semanas à frente do Brasil no estágio de evolução da doença. “Isso foi primordial para que conseguíssemos nos preparar, inclusive antecipando nossas compras em 30 dias para reforçar nosso abastecimento, em um esforço coordenado com a indústria para garantir que os produtos estivessem disponíveis nas nossas lojas”, ressalta.
A alta na demanda por produtos/medicamentos, explica Zogbi, aconteceu em fases. Primeiro, veio a corrida por máscaras e álcool em gel. E depois, diante de tantas notícias, e também as fake news, as pessoas começaram a correr para as farmácias à procura dos medicamentos e produtos ditos como alternativas ao tratamento da Covid-19.
“Também aumentou o número de clientes querendo fazer estoque de medicamentos de uso contínuo, por exemplo. Com o isolamento social, foi a vez das seções de medicamentos isentos de prescrição médica (os OTCs, sigla em inglês) serem muito procuradas, principalmente, vitamina C, analgésicos e antigripais”, disse. “Trabalhamos para garantir o abastecimento a quem necessitava dos medicamentos, sempre atentos às mudanças na legislação (como alteração nas regras de receituário) e comprometidos com a ética e o respeito à prescrição, além de orientar nossos clientes a fazerem a compra consciente, apenas com indicação médica, orientando sobre os riscos e perigos da automedicação”, finalizou o executivo.
Prevenção
Nas lojas, são disponibilizados EPIs para os times, como máscaras e luvas para a rotina e atendimento nas lojas. Além disso, Zogbi destaca: “O álcool em gel, utilizado sempre que nossos colaboradores iniciam e finalizam um atendimento; e reforçamos as rotinas de limpeza e sanitização dos mobiliários e do espaço da loja. Também adaptamos o ambiente de loja – como no layout, por exemplo, para permitir um distanciamento entre os clientes e nossos colaboradores no balcão, além de organizar filas para não haver aglomeração. Focados na prevenção, também criamos um canal, o delivery expresso, em que nossas próprias unidades passaram a entregar produtos de maneira mais rápida na vizinhança, implantado em 100% de nossa operação”, afirma.
Nossa área de medicina do trabalho, segundo o executivo, também houve uma atuação primordial no suporte à saúde física e psicológica dos colaboradores desde o início da pandemia e também na orientação para implementação dos melhores EPIs, além de toda a preparação e conhecimento que as áreas de comunicação interna e educação corporativa promoveram durante todo esse período para que o grupo tivesse os profissionais mais bem preparados na linha de frente para acolher e orientar nossos clientes.
O Grupo disponibilizou a todos os colaboradores, em especial às equipes das lojas uma série de orientações, treinamentos e boletins e lives com o Dr. Drauzio Varella, parceiro da empresa pelo programa Viva Saúde. “Sem dúvida, um diferencial para o nosso time”, diz. “E, para toda a população, colocamos no ar um espaço exclusivo para prestação de serviço no combate à pandemia da Covid-19, a página ‘Tudo sobre Coronavírus’, com informações sobre a evolução da doença no Brasil e pelo mundo, as novas regras em medicamentos e também a possibilidade de agendamento de testagem da Covid-19 em nossas lojas. (drogariasaopaulo.com.br/tudo-sobre-coronavirus)”, acrescenta.
Além disso, explica Zogbi diante do cenário crítico vivido, o olhar foi dirigido a pensar em como agir em prol de todos. “Assim, destinamos R$ 1 milhão para iniciativas de combate à Covid-19, em três frentes: à Fundação Oswaldo Cruz para a produção de testes rápidos para detecção da Covid19, aos projetos da Central Única das Favelas (CUFA), por meio de quem destinamos itens básicos a comunidades pelo Brasil, além da distribuição de mais de 35 mil itens de higiene pessoal para 27 instituições em regiões onde o Grupo DPSP atua por meio de suas redes”, conclui.
Sobre o Grupo DPSP
Com a missão de proporcionar qualidade no atendimento, cuidados com a saúde e bem-estar a todos os brasileiros, o Grupo DPSP nasceu em 2011, a partir da fusão das redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo.
Presente em oito estados e no Distrito Federal, empregando mais de 26 mil colaboradores e atendendo mensalmente milhões de clientes, as marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo carregam em seu DNA uma história de confiança e credibilidade no mercado. Isso se deve também às respectivas trajetórias individuais, pontuadas pelo respeito à prescrição médica e à ética na orientação e atendimento ao cliente. Juntas somam quase dois séculos de cuidado, respeito e proximidade, se preocupando constantemente em oferecer excelência em seus processos; nos serviços oferecidos, a exemplo de suas linhas de marca própria Ever Care e V.It Care, que se destacam pela qualidade e o custo-benefício, e a garantia da satisfação do consumidor. Um reconhecimento comprovado com os resultados de pesquisas, como “O Melhor de São Paulo – Serviços”, e “Marcas Cariocas”, que elegeram as redes como as melhores farmácias de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente.
Redação: Portal Farma. Permitida a reprodução parcial ou total desde que citada a fonte Farma com link para esta página. A não inclusão desta informação com link implicará nas medidas legais previstas em lei.