A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo da criança em digerir esse tipo de açúcar presente no leite e demais produtos lácteos. Normalmente essa condição é de origem congênita ou desencadeada por alguma doença que acometa o sistema intestinal e influencie na quebra das moléculas de lactose. O nascimento prematuro também pode justificar alguns casos de intolerância à lactose, já que a produção da enzima lactase, responsável por processar esse açúcar, aumenta no final do terceiro semestre de gestação.
Nos quadros de alergia ao leite, como em outros processos alérgicos, a situação é muito mais grave, pois trata-se uma reação do sistema imunológico às proteínas presentes no leite de vaca ou ao soro do leite, estendendo-se aos derivados. E essa reação não diz respeito somente à ingestão dos alimentos, mas ao contato com todo e qualquer produto ou objeto que contenham traços das substâncias, como giz escolar, balão de festa e sabonetes, por exemplo. É preciso muita cautela para evitar a contaminação cruzada, que em crianças mais sensíveis pode, da mesma forma, desencadear o processo alérgico.Quadros diferentes, sintomas específicos
Enquanto a intolerância à lactose apresenta sintomas gastrointestinais algumas horas após a ingestão do leite, como diarreia, náusea, vômito, dor abdominal e inchaço, a alergia ao leite é bem mais intensa e seus sintomas variam de acordo com o percentual alérgico da criança, podendo apresentar manchas vermelhas na pele, inchaço dos lábios e dos olhos, vômitos e diarreia, anafilaxia, choque anafilático, sintomas respiratórios, sangue nas fezes, baixo crescimento e ganho de peso, inflamação no sistema gastrointestinal, entre outros.
Existe tratamento?
Em casos de intolerância à lactose na infância não há um tratamento específico, apenas a exclusão do leite e seus derivados da dieta. A partir do diagnóstico de intolerância, os pais podem introduzir alimentos sem lactose na alimentação da criança, como leites de origem vegetal e demais produtos livres da proteína presente no leite de origem animal.
Caso a criança seja diagnosticada com alergia ao leite, a cura pode ser espontânea, conforme ela cresça, ou induzida por meio de um tratamento de dessensibilização, com acompanhamento médico, fazendo com que seu organismo, aos poucos, vá se acostumando com a presença do leite.
Pensando em atender essas necessidades no que diz respeito a alimentação, empresas como a Josapar têm oferecido produtos livres de lactose ou qualquer componente que possa causar intolerância e alergia. Em sua linha SupraSoy, à base de proteína vegetal, os produtos são enriquecidos com vitaminas e minerais, sem glúten, sem lactose e estão disponíveis em seis versões: Original (também apresentada nos sabores chocolate, banana e iogurte), Light e Nature, que podem tanto ser utilizados como substitutos do leite de vaca, consumidos como bebidas, adicionando água, ou utilizados no preparo de diversos pratos, doces e salgados.
“Os casos de intolerância à lactose e alergia à proteína do leite animal atingem crianças e adultos, o que faz com que a demanda por esses produtos cresça a cada dia. Sabemos que é preciso o máximo cuidado na escolha dos alimentos que serão introduzidos na dieta, por isso, seguimos na Linha SupraSoy o mesmo padrão de qualidade que temos para todo nosso portfólio de produtos, para que não haja nenhuma possibilidade de contaminação cruzada. A Linha SupraSoy é indicada para crianças a partir de um ano de idade, adultos e idosos”, comenta Janaína Coelho da Silva Paiva, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Josapar.
½ xícara (chá) de SupraSoy Sem Lactose Original (78g)
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de glucose de milho (karo)
200g de chocolate granuladoModo de fazer:
Coloque ½ xícara de água no liquidificador, junte o SupraSoy, o açúcar, o cacau em pó e a glucose de milho. Bata até obter uma mistura homogênea. Passe para uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo continuamente por 8 a 10 minutos, até que a massa comece a se soltar da panela.
Passe para um prato untado com óleo de milho e deixe esfriar completamente. Pegue pequenas porções de doce com uma colher de chá, enrole e passe no chocolate granulado. Em seguida, acomode-os em forminhas de papel e coloque em um prato grande.
Para mais informações sobre a linha SupraSoy, acesse: https://suprasoy.com.br/
Com uma tradição de qualidade desde 1922 e líder nacional do mercado de arroz, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Recife (PE), Itaqui (RS), Campo Largo (PR) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado. Além do tradicional Arroz Tio João, a Josapar está presente no mercado com o arroz e o feijão Meu Biju; com a linha SupraSoy, de alimentos em pó à base de proteína isolada de soja; com o Azeite Nova Oliva; e as marcas Soy+, Beleza, Exato, Tio Mingote e No Ponto.
As informações veiculadas neste Portal de Notícias têm caráter apenas informativo e não podem substituir, em qualquer hipótese, as recomendações do médico ou farmacêutico nem servir de subsídio para efetuar um diagnóstico médico ou estimular a automedicação. O médico é o único profissional competente para prescrever o melhor tratamento para o seu paciente. Não se automedique, consulte sempre um Médico ou Farmacêutico em suas respectivas áreas de responsabilidade.
As informações veiculadas neste Portal de Notícias são de responsabilidade exclusiva das fontes citadas para todos os fins legais, sejam Assessorias de Imprensa, Marketing, Profissionais ou não, ou quaisquer outras, e não caracterizando em nenhum momento opinião ou informação de responsabilidade dos realizadores deste Portal.